Osmar Terra

Coragem para falar a verdade. Osmar Gasparini Terra exerce o sexto mandato de deputado federal, pelo MDB do Rio Grande do Sul. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui especialização na Universidade de Brasília (UnB) em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), concluiu o mestrado em Neurociência.
Terra ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro em 1986. Em Porto Alegre (RS), assumiu a superintendência do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), entre 1986 e 1988, participando da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Em 1992 foi eleito prefeito da cidade de Santa Rosa (RS) e o primeiro do Brasil a criar equipes de Saúde da Família.
Entre 1999 e 2001, Terra foi secretário executivo do Programa Nacional Comunidade Solidária. Como suplente na Câmara Federal, ocupou a cadeira de deputado de 2001 até 2003, quando assumiu a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. No período, arquitetou e implementou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que se tornou em política pública estadual em 2006.
O PIM está em atividade ininterrupta desde o seu surgimento, há 17 anos. Ainda durante os oito anos em que foi secretário da Saúde do RS, Osmar Terra esteve na linha de frente do combate às epidemias de dengue, febre amarela e da devastadora H1N1, que teve o estado gaúcho como epicentro.
Em 2007, Osmar Terra foi eleito deputado federal pelo RS. Em sua atuação no Congresso Nacional, é autor de três importantes leis aprovadas para a vida dos brasileiros: a lei 13.840 de 5 de junho de 2019, que torna mais rigorosa a legislação antidrogas; a lei 13.257 de 8 de março de 2016, do Marco Legal da Primeira Infância; e a lei 13.819 de 26 de abril de 2019, conhecida por Lei Vovó Rose, que obriga a notificação às autoridades sobre casos de automutilação e tentativas de suicídio de adolescentes.
No Poder Executivo, foi ministro do Desenvolvimento Social e ministro da Cidadania, períodos em que deu continuidade ao trabalho por políticas públicas para a melhor promoção do desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo na primeira infância. A nível federal, Terra
criou o Criança Feliz, programa que atende mais de 1 milhão de crianças e gestantes das famílias mais pobres do Brasil.A iniciativa foi reconhecida internacionalmente em 2019, como uma das seis ações mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais da educação. O Criança Feliz recebeu o primeiro lugar do prêmio Wise Awards de Inovação para a Educação, promovido pela Fundação Catar (Qatar Foundation). Ao todo, 481 projetos foram inscritos ou indicado à premiação.
Além da preocupação com a garantia de atenção especializada nos primeiros anos de vida, Osmar Terra tem o combate às drogas como uma das suas principais bandeiras na atuação parlamentar. É forte opositor das propostas que pregam a legalização das drogas no país.
Terra também foi, em diversas e decisivas ocasiões, porta-voz das reivindicações dos caminhoneiros do Brasil. Ele reconhece a importância da categoria na economia nacional e defende políticas de justiça em fretes, combustíveis e impostos.

Acompanhe
OSMAR TERRA

Receba em primeira mão todas as novidades
do Deputado Federal Osmar Terra no seu e-mail.