Médico de formação, minha jornada na vida pública se estende por quase 40 anos, período no qual atuei como superintendente do Inamps, Prefeito de Santa Rosa (RS), Presidente da FAMURS, Secretário de Saúde do Rio Grande do Sul por 2 vezes, Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário e Ministro da Cidadania.
Minha atuação sempre esteve pautada na defesa das liberdades econômica e de expressão, na proteção das crianças e adolescentes, na preservação dos valores da família cristã e no enfrentamento à violência. Como médico, participei ativamente da criação e expansão do Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo atendimento de qualidade para milhões. Como prefeito, implementei as primeiras equipes de saúde da família do Brasil, promovendo o acesso a serviços de saúde em áreas mais carentes.
No âmbito estadual, como Secretário de Saúde, trabalhei na municipalização da saúde, tripliquei as equipes de saúde da família em todo Estado, estabeleci a rede Estadual de urgência e emergência, estruturando as UPAS e a rede do SAMU, ampliei toda a rede de alta complexidade hospitalar no território gaúcho e passamos a ser o estado brasileiro com a menor mortalidade infantil do país. Além disso, criamos o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), focado no desenvolvimento integral infantil. No Congresso Nacional, defendi políticas voltadas ao desenvolvimento social, à saúde infantil, e ao combate à violência e às drogas. Também é de minha autoria a atualização da lei sobre drogas, a da Política Nacional de Combate à Automutilação e Suicídio, a do Marco Legal da Primeira Infância e a que aumenta o rigor das penas para quem comete crimes contra crianças e adolescentes. No bojo dessa lei, estabelecemos as bases da política nacional contra a pornografia infantil e da prevenção da violência nas escolas.