notícias

Maconha não é remédio

Defensores da liberação das drogas alegam que a maconha tem efeito em várias doenças, e por isso deveria ser liberada para uso medicinal. Nada mais falso.
No cigarro de maconha existem mais de 400 substâncias que causam danos à saúde. Uma delas, o THC, causa transtornos mentais, desencadeia a esquizofrenia, que, tal como a dependência química da droga, é incurável. Ele também agrava transtornos de humor como a depressão, e aumenta o risco de suicídio. É causa importante de interdição judicial de adultos jovens.
O THC, ainda, altera a percepção do espaço e tempo, reduz reflexos, a memória, a inteligência, e a capacidade de trabalho. Seus usuários têm mais dificuldade de chegar ao curso superior e de conseguir emprego. Quando conseguem, ficam entre os mais baixos salários ( Ferguson,DM, 2013 -Ferguson DM & Broden JM,2008).
Ela causa dependência química, e quanto mais jovem o usuário, maior o risco (INPAD,2012). Sem falar que a maconha usada hoje é uma variedade transgênica, 10 a 20 vezes mais potente que aquela de 20 ou 30 anos atrás. Segundo a UNDOC, órgão da ONU, 83% dos dependentes de crack e heroína começaram nas drogas ilícitas com a maconha. Estudos da Fundação Britânica de Pneumologia mostram: o cigarro da maconha causa mais câncer de pulmão nos seus usuários que o do tabaco.
Assim, achar que fumar maconha pode ser tratamento é um completo absurdo.
Não impede, porém, que uma molécula da planta, como o canabidiol, possa ter efeito benéfico em alguma doença rara. Se comprovado, ele deverá ser isolado e utilizado para aquela finalidade específica. É muito diferente de fumar maconha!
Só para lembrar, a morfina é uma substância derivada da papoula, a planta que produz a heroína. No entanto é utilizada, em casos específicos de dor intensa. A bradicinina é uma substância com excelentes resultados em hipertensão arterial e vem do veneno da jararaca. Mas ninguém receita injeção de heroína para tratar dor, nem picada de jararaca para “pressão alta”!
Uma coisa é usar determinada molécula de uma planta para fins medicinais , outra coisa é usar isso como desculpa para se drogar. Usar drogas nunca foi nem será tratamento para qualquer doença.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Acompanhe
OSMAR TERRA

Receba em primeira mão todas as novidades
do Deputado Federal Osmar Terra no seu e-mail.