Notícias

Maconha não é remédio

setembro 1, 2020

OT MAURO

Defensores da liberação das drogas alegam que a maconha tem efeito em várias doenças, e por isso deveria ser liberada para uso medicinal. Nada mais falso.
No cigarro de maconha existem mais de 400 substâncias que causam danos à saúde. Uma delas, o THC, causa transtornos mentais, desencadeia a esquizofrenia, que, tal como a dependência química da droga, é incurável. Ele também agrava transtornos de humor como a depressão, e aumenta o risco de suicídio. É causa importante de interdição judicial de adultos jovens.

O THC, ainda, altera a percepção do espaço e tempo, reduz reflexos, a memória, a inteligência, e a capacidade de trabalho. Seus usuários têm mais dificuldade de chegar ao curso superior e de conseguir emprego. Quando conseguem, ficam entre os mais baixos salários ( Ferguson,DM, 2013 -Ferguson DM & Broden JM,2008).

Ela causa dependência química, e quanto mais jovem o usuário, maior o risco (INPAD,2012). Sem falar que a maconha usada hoje é uma variedade transgênica, 10 a 20 vezes mais potente que aquela de 20 ou 30 anos atrás. Segundo a UNDOC, órgão da ONU, 83% dos dependentes de crack e heroína começaram nas drogas ilícitas com a maconha. Estudos da Fundação Britânica de Pneumologia mostram: o cigarro da maconha causa mais câncer de pulmão nos seus usuários que o do tabaco.
Assim, achar que fumar maconha pode ser tratamento é um completo absurdo.

Não impede, porém, que uma molécula da planta, como o canabidiol, possa ter efeito benéfico em alguma doença rara. Se comprovado, ele deverá ser isolado e utilizado para aquela finalidade específica. É muito diferente de fumar maconha!
Só para lembrar, a morfina é uma substância derivada da papoula, a planta que produz a heroína. No entanto é utilizada, em casos específicos de dor intensa. A bradicinina é uma substância com excelentes resultados em hipertensão arterial e vem do veneno da jararaca. Mas ninguém receita injeção de heroína para tratar dor, nem picada de jararaca para “pressão alta”! Uma coisa é usar determinada molécula de uma planta para fins medicinais , outra coisa é usar isso como desculpa para se drogar. Usar drogas nunca foi nem será tratamento para qualquer doença.

Publicado por: Osmar Terra

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Recomendado para você

Deputado Federal Osmar Terra - Coragem para falar a Verdade!
Destaque

As crianças devem voltar à escola

Precisamos voltar com a educação presencial. Em Brasília, a juíza Adriana Sveiter tomou a decisão correta: reabrir as escolas. O contágio foi mínimo nos países

Ler mais +
Amanda Perobelli/Reuters
Destaque

A declaração de Great Barrington

Cientistas de várias Universidades, como Harvard, Oxford e Stanford, produziram a declaração de Great Barrington, contra a quarentena e lockdown impostos ao mundo na Covid-19.

Ler mais +