Notícias

Mortes em asilos reforçam fracasso do lockdown

fevereiro 20, 2021

cristian-newman-CeZypKDceQc-unsplash

Conforme noticiado nos últimos dias, dez idosos morreram em um asilo de Pelotas (RS), após surto de coronavírus. Uma tragédia! A prefeitura promove lockdown em fim de semana e não consegue proteger os idosos que vivem asilados, quando esta população – que é de alto risco – deveria ser a principal prioridade de vigilância e prevenção.

Desde o início da pandemia de covid-19, o deputado federal Osmar Terra vem alertando: o maior risco de contágio pelo coronavírus é entre idosos que estão nessas instituições e em clínicas de repouso. “O paradoxo das propostas de quarentena e lockdown é o de que logo a população mais isolada, os idosos em asilos, compõe a maior parcela de mortes pela Covid-19 no planeta”, atenta o parlamentar. A falta de políticas de proteção para essa categoria, novamente, custou vidas.

=> Leia: Pesquisadores asseguram: lockdown não reduz casos de covid-19

Osmar Terra sempre defendeu que os grupos de idosos isolados deveriam ter recebido um cuidado especial dos gestores públicos e das instituições que os abrigam. Parte essencial desses cuidados – salienta o deputado – é a testagem semanal de todos os cuidadores que trabalham nesses locais. “Se desde o começo tivéssemos tido a preocupação de fazer isso, dezenas, talvez centenas de milhares de mortes, teriam sido evitadas no Brasil e em todo o mundo, impedindo uma tragédia silenciosa, ocultada por discussões ideológicas”, pontua Terra.

=> Confira: A tragédia nos asilos!, por Osmar Terra.

Publicado por: Osmar Terra

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Recomendado para você

Deputado Federal Osmar Terra - Coragem para falar a Verdade!
Destaque

As crianças devem voltar à escola

Precisamos voltar com a educação presencial. Em Brasília, a juíza Adriana Sveiter tomou a decisão correta: reabrir as escolas. O contágio foi mínimo nos países

Ler mais +
Amanda Perobelli/Reuters
Destaque

A declaração de Great Barrington

Cientistas de várias Universidades, como Harvard, Oxford e Stanford, produziram a declaração de Great Barrington, contra a quarentena e lockdown impostos ao mundo na Covid-19.

Ler mais +